Laboratórios

  • LCA – Laboratório de Controle e Automação:

    • Atualmente as pesquisas realizadas no LCA estão focadas em desenvolvimento de técnicas de automação e controle visando otimizar a produção de poços de petróleo assim como se estudam algoritmos de controle avançado para unidades de processamento de petróleo e gás. Estes desenvolvimentos, financiados pela Petrobrás, se aplicam tanto on-shore como off-shore (mais informações).
  • LEEM – Laboratório Experimental de Escoamento Multifásico:

    • No LEEM os trabalhos focam no desenvolvimento de instrumentação e sistemas de controle para processos que envolvam escoamento multifásico. Atualmente estudam-se sensores capacitivos para detecção de água por meio da variação da permissividade dielétrica da mistura óleo/água; sistemas de controle de oscilações no fluxo para maximizar a vazão de saída do produto; se desenvolve um Sistema Instrumentado de Segurança para a unidade de escoamento multifásico, etc (mais informações).
  • LCP/EQA – Laboratório de Controle de Processos da Engenharia Química:

    • Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Controle de Processos da Engenharia Química LCP/EQA estão relacionados às áreas de Destilação e Vazamento em dutos. Os trabalhos relacionados ao processo de destilação têm como objetivo a otimização das unidades por meio do desenvolvimento de novas concepções de operação e de controle. O laboratório possui uma unidade piloto de destilação instrumentada e controlada com tecnologia Foundation Fieldbus, onde são desenvolvidas estratégias de controle baseadas principalmente em ações distribuídas ao longo da coluna e na utilização de sensores por software. Também se testa modelos baseados em fenômenos físicos e químicos e em redes neuronais artificiais. O trabalho relacionado com os dutos pretende desenvolver um estudo teórico/experimental do vazamento de óleo em meio subaquático no que tange os aspectos de formação da gota comportamento fluidodinâmico do escoamento bifásico de um sistema óleo/água e representar as situações físicas por meio da fluidodinâmica computacional (CFD) de forma fidedigna, a fim de contribuir para o desenvolvimento de simuladores que futuramente possam ser aplicados em situações reais de vazamentos subaquáticos (mais informações).
  •  LabMetro – EMC

    • Atualmente quatro grandes projetos de pesquisa que estão em andamento no Labmetro têm financiamento total ou parcial da Petrobrás. Dois deles estão relacionados com a área de dutos, um voltado para inspeção de compósitos utilizados na indústria do petróleo e gás e um relacionado com a parte de redes de engenharia industrial (mais informações).