Apresentação

A proposta apresentada pelo programa aciPG objetiva complementar a formação de especialistas em controle e áreas correlatas, nos níveis de graduação e pós-graduação para atuação nos setores de petróleo e gás natural. Em se tratando de problemática de caráter eminentemente multidisciplinar, o aciPG está organizado de forma a permitir a participação de departamentos de ensino da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina com perfis diferenciados porém complementares.

O programa possui duas grandes áreas de atuação: CURSOS DE GRADUAÇÃO e CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. Dentro da graduação, tem-se o enfoque da Engenharia de Controle e Automação e o da Engenharia Elétrica.

Para a Engenharia de Controle e Automação o programa tem a missão de propiciar ao engenheiro de Controle e Automação Industrial uma formação complementar que forneça conhecimentos a respeito das indústrias do petróleo e gás, evidenciando as características diferenciadas dos processos deste tipo de replica watches indústria. Pretende-se também disponibilizar uma formação específica em sistemas de controle, automação, instrumentação e informática industrial particulares destas indústrias, fornecendo conhecimentos básicos necessários para a participação em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nesta área.

Para a Engenharia Elétrica o programa tem a missão de propiciar ao Engenheiro Eletricista uma formação complementar que forneça conhecimento a respeito de sistemas de controle, automação e instrumentação específicos para a indústria de petróleo e gás, fornecendo conhecimentos básicos necessários para a participação em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de otimização de processos, estratégias de controle e automação.

Em nível de pós-graduação, tem-se o enfoque na área de concentração de Controle, Automação e Informática do programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, o enfoque da Engenharia Química na área de Modelagem e Controle de Processos, e, também, o enfoque em Metrologia Científica e Industrial. Para a Engenharia de Automação e Sistemas o programa tem a missão de propiciar aos mestres uma formação específica necessária ao desenvolvimento de sistemas de controle e automação particulares da indústria de petróleo e gás. Principalmente que sejam capazes de abordar os problemas relacionados ao caráter fortemente não linear e multivariável dos processos existentes nas plantas industriais deste setor.

O Programa para a Engenharia Química tem a missão de propiciar aos mestres em engenharia química uma formação específica necessária ao desenvolvimento de novas estratégias de controle com aplicação específica para as indústrias de petróleo e gás. Que sejam capazes também de abordar os problemas relacionados à otimização dos processos, principalmente em relação às características fortemente não lineares dos processos existentes nas plantas industriais deste setor e suas aplicações em sistemas supervisórios.

O Programa para a Metrologia Científica e Industrial tem a missão de propiciar aos mestres em Metrologia uma formação complementar específica sobre grandezas, processos, técnicas e instrumentos de medição e avaliação de incertezas necessárias ao uso e desenvolvimento de novos sistemas e instrumentos de medição específicos para as indústrias de petróleo e gás. Que sejam capazes também de abordar os problemas relacionados às particularidades dos processos deste setor industrial tratando questões como grandes atrasos e a falta de informações sobre a confiabilidade do processo de medição, inacessibilidade de medições de variáveis importantes, processo acelerado da deterioração da instrumentação devido às condições de operação da planta.

O programa tem para os cursos de doutorado a missão de propiciar ao doutor em engenharia de automação e sistemas ou engenharia química conhecimento científico e tecnológico e experiência suficiente para que este profissional possa liderar equipes de Pesquisa e Desenvolvimento que estejam a serviço das indústrias de petróleo e gás no Brasil e no exterior, e também tenha um forte embasamento na área de controle e automação para que possa criar e desenvolver novos sistemas, específicos para a operação de plantas das indústrias de petróleo e gás.