Graduação

Dentro do programa consta a tarefa, por parte dos bolsistas de graduação, o cumprimento de no mínimo 6 disciplinas consideradas fundamentais para a especialização em Petróleo e Gás Natural. Na tabela abaixo constam as disciplinas complementares de especialização oferecidas pela Instituição para Graduação:

 Título do Curso:
 Engenharia de Controle e Automação
 Especialização:
 Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria de Petróleo e Gás Natural (aciPG)
 Nível:
 [ x ] Graduação [ ] Mestrado [ ] Doutorado

 

PROGRAMAÇÃO DAS DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE ESPECIALIZAÇÃO OFERECIDAS

Código da Disciplina

Total de Horas Aula

Obrigatória

Opcional

Teórica

Prática

EQA 5239
54
X
EQA 5238
60
12
X
DAS 5944
36
18
X
DAS 6651
36
X
DAS 5921
36
18
X
DAS 5945
36
18
X

 

 


 

 Título do Curso:
 Engenharia Química
 Especialização:
 Automação, Controle e Instrumentação para a Indústria de Petróleo e Gás Natural (aciPG)
 Nível:
 [ x ] Graduação [ ] Mestrado [ ] Doutorado

 

PROGRAMAÇÃO DAS DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE ESPECIALIZAÇÃO OFERECIDAS

Código da Disciplina

Total de Horas Aula

Obrigatória

Opcional

Teórica

Prática

DAS 5911
54
18
X
EQA 5239
54
X
DAS 5944
36
18
X
DAS 6651
36
X
DAS 5921
36
18
X
DAS 5945
36
18
X

 


 

Código da Disciplina
Nível
Título da Disciplina e Ementa
EQA 5239
G
 Título: Fundamentos de Engenharia do Petróleo e Gás.

Ementa: O petróleo: noções de geologia; prospecção; perfuração; avaliação de formações; completação; reservatórios; elevação; processamento primário de fluídos e refino.

EQA 5238
G
 Título: Análise e Controle de Processos da Indústria de Petróleo e Gás.

Ementa: Aplicação das principais estratégias de controle aos equipamentos e processos da indústria de petróleo e gás. Estudo de casos: Reatores FCC, Fracionadores, Colunas de Destilação, trocadores de calor.

DAS 5911
G
 Título: Introdução ao Controle p/ Eng. Química.

Ementa: Noções de sistemas e controle (manual e automático). Modelagem mediante equações diferenciais e a diferenças. Exemplos. Definição de ponto de operação e linearização. Transformada de Laplace . Transformada Z Função de transferência. Álgebra de blocos. Estabilidade. Resposta no tempo e na freqüência. Controladores PID industriais. Operação e ajuste de controladores PID. Estruturas de controle: em cascata, controle de relação, anticipativo, preditor de Smith. Mecanismos de anti-windup bumpless-transfer. Exemplos de sistemas de controle de processos na industria de Petróleo e Gás natural, nos segmentos de: exploração, produção, transporte e refino.

DAS 5921
G
 Título: Tópicos Especiais em Informática Industrial: Automação Aplicada à Indústria do Petróleo e Gás.

Ementa: Instrumentação na industria de P&G. Sensores e atuadores utilizados nas plantas de extração, produção, transporte e refino. Transmissores “inteligentes”. Controladores industriais. Redes industriais fieldbus para P&G. Principais padrões de redes tipo fielbus: CAN, ASi, Fieldbus foundation. Redes para áreas de segurança intrínseca (áreas sujeitas a risco de explosão ou incêndio). Sistemas operacionais de tempo real para instalações de P&G. Sincronização de relógios para supervisão através de sistemas distribuídos. Aspectos de segurança intrínseca e tolerância a falhas. Algoritmos de escalonamento em tempo real. Controle e supervisão de instalações de P&G. Sistemas de controle baseados em redes industriais tipo fieldbus. Serão realizadas práticas sobre uma planta piloto de laboratório (planta didática da empresa SMAR).

DAS 5944
G
 Título: Instrumentação Aplicada à Indústria do Petróleo e Gás.

Ementa: Terminologia e definições básicas (alcance, amplitude, resolução, etc.) utilizadas no setor de instrumentação. Funções de instrumentos (indicador, transmissor, controlador, registrador, etc.). Classificação e identificação de instrumentos. Diagramas de processo e de instrumentação. Sistemas de transmissão em corrente 4-20 mA. Sensores e transmissores para medir: Pressão, Temperatura e Vazão. Medidores para aplicações especiais: para prospecção, multifásicos, para detecção de vazamento, etc.Elemento final de controle. Válvulas. Tipos de válvulas de controle. Válvulas de segurança e reguladoras de pressão auto-operadas. Válvulas para aplicações específicas: gas-lift, check valve, etc. Bombas. Controladores industriais.

DAS 6651
GMD
 Título: TEECT: Seminários sobre a Indústria do Petróleo e Gás.

Ementa: Palestras sobre temas selecionados proferidas por especialistas, tratando de temas como: Geologia do Petróleo, Petrofísica, Perfuração/Completação, Recuperação Avançada de Petróleo, Simulação de Reservatórios de Petróleo, Dutos, Refino: Separação de Hidrocarbonetos por Destilação, Produção de Biocatalisadores para utilização em biorrefino e biorremediação de áreas contaminadas com petróleo, Geração Termelétrica e Cogeração com Gás Natural, Gás Natural, Meio Ambiente, Política e Economia.

DAS 5945
G
 Título: Tópicos Especiais em Controle: Tec. de Controle Apl. à Ind. de Petr. e Gás.

Ementa: Controle Preditivo: introdução; metodologia; algoritmos específicos; aplicações a processos da indústria de petróleo e gás.