LCA – Laboratório de Controle e Automação

Atualmente as pesquisas realizadas no LCA estão focadas em desenvolvimento de técnicas de automação e controle visando otimizar a produção de poços de petróleo assim como se estudam algoritmos de controle avançado para unidades de processamento de petróleo e gás. Estes desenvolvimentos, financiados pela Petrobrás, se aplicam tanto on-shore como off-shore.

Projetos Em Desenvolvimento:

• Desenvolvimento de sistemas de controle avançado de processos e otimização em tempo-real e integrada da produção de petróleo
    • Este projeto desenvolve metodologias e algoritmos para otimizar a produção de petróleo utilizando modelos e observações em tempo real diante de restrições nas facilidades de produção.
  • Implantação do Laboratório de Automação de Campos Inteligentes (LACI) e Complementação da Infraestrutura do Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPetro) da Universidade Federal de Santa Catarina
    •  A Universidade Federal de Santa Catarina UFSC está implantando no Sapiens Parque, no Norte da Ilha, o Instituto do Petróleo, Gás e Energia (INPetro). O avançado centro de pesquisa e desenvolvimento atuará em projetos, prestação de serviços e formação de recursos humanos. A iniciativa está sendo viabilizada através de termo de cooperação entre a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), UFSC e Petrobras, com recursos disciplinados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Sete grupos dos departamentos de Engenharia Mecânica, Automação e Sistemas e Química da UFSC participam de sua implantação e trabalharão juntos, reunindo competências complementares essenciais no desenvolvimento de projetos avançados.Estão envolvidos o Laboratório de Metrologia e Automatização; Laboratório de Soldagem; Laboratório de Simulação Numérica em Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor; Laboratório de Controle e Automação; Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos e o Laboratório de Corrosão.
  • Algoritmos para Identificação e Controle Preditivo Não Linear de Processos da Indústria do Petróleo de Gás Natural
    • O objetivo do projeto é o desenvolvimento e implantação de um conjunto de ferramentas de identificação e controle preditivo para a aplicação em processos da indústria do petróleo e gás natural. Dois algoritmos de controle preditivo estão sendo implementados, um para o caso linear sobre a plataforma existente do BROPTIMUS que considerará a inclusão de filtros de robustez para melhorar o controle de sistemas com atraso e outro não linear, baseado no algoritmo PNMPC, que também incluirá o tratamento e filtrado das predições para o caso de plantas não lineares estáveis com atraso.

[Laboratórios] [Início]